Como em todas as decisões estratégicas de uma empresa, é preciso saber equilibrar as vantagens percebidas na prestação de serviços ou no fornecimento de produtos com as expectativas e os benefícios oferecidos aos clientes.
Assim, para ter um bom controle fiscal e uma saúde financeira, é bom ficar atento às práticas de mercado e às atividades da concorrência, para entender as melhores oportunidades para se destacar.
Compare os meios de pagamento que você pode oferecer e descubra já os pontos principais de cada um deles. Mas, desde já, precisamos ressaltar a importância do entendimento de que um pagamento facilitado para o consumidor tem influência direta nas decisões de compra.
É bom lembrar que, independentemente da forma de pagamento, é obrigatória a emissão de notas fiscais. Se você é empreendedor e tem dúvidas sobre o tema, confira nossas dicas sobre os tipos de notas fiscais e entenda o funcionamento do sistema ERP de emissão de notas.
1. Dinheiro
Cada vez menos comum, o pagamento em dinheiro, tanto para o consumidor, quanto para o empreendedor, acaba por ser um risco. Com a facilidade de subtração, manter dinheiro em caixa, em muitas regiões, pode ser perigoso, assim como para os consumidores que circulam portando valores.
Mesmo assim, o pagamento em dinheiro, especialmente para pequenos valores, segue sendo uma forma simples e consciente de compra.
Sem a incidência de taxas de banco sobre contas ou cartões, o pagamento em dinheiro ainda parece, para muitos, a melhor forma de pagamento.
Nesse sentido, também é comum que os empreendedores ofereçam descontos aos clientes que fizerem esse tipo de pagamento, chamando comumente de “pagamento à vista”. Na verdade, essa é apenas uma das formas de fazer um pagamento à vista, mas, por conta da falta de incidência de taxas, é a que mais possibilita negociação entre consumidor e lojistas, por exemplo.
2. Cheque
Com a antiga e conhecida prática do “cheque pré-datado”, muitas pessoas se enganam sobre a natureza do pagamento com cheque.
Embora pareça e muitos estabelecimentos aceitem a ideia de combinar um depósito em data posterior, na verdade, o cheque é um título executivo e pode, desde o momento em que for emitido, ser cobrado, sendo forma de pagamento à vista.
Para o empreendedor, o pagamento com cheque pode ser um grande risco. Essa modalidade de pagamento depende da confiança que o empresário possui em seu cliente, pois um eventual retorno do cheque pode causar dores de cabeça e até mesmo movimentações com apoio jurídico, o que gera ainda mais prejuízo.
Ainda assim, dependendo do tipo de atividade empresarial, especialmente no caso das empresas que oferecem a possibilidade de pagamento em prestações, é comum a prática de aceitar cheque como forma de pagamento.
3. Cartão de débito
O cartão de débito é uma das formas de pagamento mais seguras da atualidade. Tanto por permitir que consumidor e lojista se abonem da responsabilidade de circular portando dinheiro em espécie, sabendo ser comum os casos de assalto, quanto por ser uma forma de pagamento à vista.
Assim, o cartão de débito permite a transação atual e real de um valor depositado em conta bancária. Por isso, com retorno rápido para o empreendedor, esse tipo de pagamento é muito atrativo e até mesmo estimulado pelos lojistas.
É necessário que os estabelecimentos possuam uma maquininha de cartão, que pode possuir mensalidade ou valor de aquisição. Normalmente, como também se utiliza para cartões de crédito, não é preciso fazer nenhum gasto adicional para utilizar a forma de pagamento com cartão de débito.
4. Boleto bancário
Principalmente para e-commerce, o boleto bancário é uma forma de angariar os consumidores que ainda não utilizam ou preferem não utilizar o cartão de crédito ou o cartão de débito.
Forma segura de receber o pagamento — e também de efetuar –, o boleto bancário é quase indispensável para as lojas online.
Muitos lojistas, inclusive, oferecem descontos para quem optar pela opção de pagamento no boleto bancário.
Como o boleto, quando constituído, indica uma data de vencimento para pagamento, a longo prazo, para um empreendedor, pode ser que seja um meio de pagamento que proporciona mais dores de cabeça, porque, ao contrário do parcelamento no cartão de crédito, que já possui uma vinculação, o boleto bancário depende da atitude mensal do consumidor em efetuar o pagamento.
Assim, esse tipo de pagamento, por segurança, é mais indicado e oportuno para o pagamento à vista e sem parcelamentos. Como a compra com pagamento em boleto bancário também fica sujeita ao pagamento para ser finalizada, muitas vezes, pode bagunçar o controle de saída de produtos e a entrada de ativos, sendo um ponto negativo para o empreendedor.
5. Cartão de crédito
Segundo pesquisa da ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Créditos e Serviços), no primeiro trimestre de 2019, somente com cartões de crédito, foi registrada a movimentação de 2,5 bilhões de transações no país.
Os indicativos demonstram que esse número aumentou nos últimos anos, e a expectativa é que continue a aumentar, já que cada vez mais fatias da população aderem aos cartões de crédito.
O cartão de crédito beneficia o cliente que deseja fazer suas compras, normalmente de valores mais elevados, e não possui o dinheiro ainda. Nesse caso, um parcelamento permite que a compra seja feita na hora.
Nesse caso, ocorre que não há vantagem só para o consumidor. O cartão de crédito é a forma mais segura para o empreendedor receber o pagamento de forma parcelada pelos serviços prestados ou produtos fornecidos.
O motivo é muito simples: a partir do momento em que o consumidor explora um crédito em seu cartão, o parcelamento não fica mais vinculado ao lojista, como se dá com o boleto bancário.
No caso de um inadimplemento de parcela de pagamento realizado pelo cartão de crédito, o banco é o responsável pela dívida. Assim, o empreendedor fica livre desses trâmites burocráticos e cobranças, e sabe que receberá, com determinadas condições, o valor acertado em parcela com o consumidor.
Essa é uma grande vantagem do pagamento com cartão de crédito e faz com que o empreendedor venha a proporcionar ao seu cliente uma forma facilitada de pagamento e que, ao mesmo tempo, não é prejudicial à saúde financeira de sua empresa, reduzindo os imprevistos.
Um ponto a se pensar é a demora no retorno do valor obtido com pagamentos no cartão de crédito: normalmente, as empresas de cartão demoram até 30 dias para repassar esse valor, o que, para o micro e pequeno empresário, pode ser decisivo para o fechamento das contas.
Entre as operadoras de cartão, há que se considerar que algumas cobram um valor específico pela máquina de cartão de crédito e outras têm taxa de inscrição física ou uma mensalidade específica pelo uso da máquina.
Além disso, essas operadoras fazem seus lucros com porcentagens sobre cada transação. Nos parcelamentos de crédito, a porcentagem costuma ser maior, e varia entre 3% e 6%. Por isso, é preciso colocar na ponta do lápis e averiguar qual operadora melhor atende aos seus negócios e ao perfil do seu público consumidor.
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Exemplos de FAQ do WhatsApp
O conjunto de perguntas mais frequentes tem uma aba especial dentro do site do
WhatsAPP, por se tratar de um aplicativo de conversas ele tem um conjunto bastante interessante. As perguntas são subcategorizadas, veja abaixo:
- Geral;
- Android;
- Iphone;
- Web e Computador;
- KaiOS;
- WhatsApp Business para Android;
- WhatsApp Business para iPhone;
- Windows Phone.
Esse é um dos exemplos de FAQ que funcionam como uma ótima dica para empresas que tenham serviços e produtos variados. Ao agrupar as perguntas mais frequentes em categorias específicas o cliente pode focar suas buscas de forma mais assertiva.
Exemplo de pergunta
Resposta:
“Conforme anunciamos em nosso blog, o WhatsApp está explorando formas para você se conectar com as empresas que são importantes para você. O WhatsApp Business ajuda pequenas empresas a estabelecer uma presença oficial e torna mais fácil responder aos seus clientes.
Nós também estamos criando novas ferramentas para empresas que operam em larga escala, como linhas aéreas, sites de e-commerce e bancos. Estas empresas poderão usar nossa solução WhatsApp Business para fornecer aos seus clientes informações úteis, como horários de voos, confirmação de entregas e outras atualizações, assim como fornecer suporte ao cliente.
Se você quiser impedir que uma empresa entre em contato com você, pode bloquear seu número. Saiba como bloquear e desbloquear contatos em: Android | iPhone | Windows Phone”. Fonte: Site WhatsApp
Outra dica deste exemplo é inserir links que encaminhem o usuário a navegar por outras páginas do seu site para conteúdos de valor, acessar outros produtos ou deixar o cadastro no site.
Exemplos de FAQ da Saraiva
Diferente do exemplo de FAQ do WhatsApp, o da
Saraiva está na aba “Atendimento” no canto esquerdo da tela e também no box de “Central de Dúvidas Online”, na parte inferior do site.
As perguntas também estão categorizadas, mas como se trata de uma livraria, os itens são:
- Meu Cadastro;
- Meus pedidos;
- Entrega;
- Pagamento;
- Trocas e devoluções;
- Livros digitais e LEV;
- Segurança e privacidade;
- Como comprar;
- Lojas e serviços Saraiva;
- Outlet;
- Outros tópicos.
Podemos perceber ao comparar os dois exemplos de FAQ acima que, apesar de as áreas de atuação serem completamente diferentes, existem práticas que podem funcionar para ambas, como a categorização, por exemplo.
O que muda, naturalmente, é o foco das perguntas de cada uma delas. Afinal, é natural que as principais dúvidas de um aplicativo envolvam funcionalidades, downloads e manuseio. Enquanto isso, uma livraria precisa responder sobre pedidos, produtos e devoluções.
Exemplos de FAQ do Submarino
O FAQ do Submarino fica no final da página inicial no campo de “Atendimento”.
Ao selecionar o campo, o usuário é encaminhado para a página abaixo:
Este é um dos exemplos de FAQ com inúmeras dicas para muitas empresas, por exemplo:
- Linguagem feita para chamar a atenção do cliente. Na frase “Tá precisando de ajuda?”, o Submarino tenta tornar mais pessoal o autoatendimento do FAQ. Esta dica é ótima para aproximar o usuário do seu conteúdo.
- Contar quais são os assuntos mais procurados. A ideia é oferecer atalhos e informar o cliente sobre o que outras pessoas procuram. Essa é uma isca social bastante usada pela equipe de marketing para influenciar os clientes em potencial.
- Categorizar pelos dois serviços mais utilizados: Site Submarino e Cartão Submarino;
- Inserir vários links internos. O usuário pode navegar pelos contatos, serviços e até fazer uma compra pelo telefone.